terça-feira, 29 de março de 2011

História de la moda!

"A moda é poder! E todas as mudanças severas vieram da violência!"Palavras da maravilhosa professora Pilar Pasamontes! Vice- presidenta de moda da FAD e historiadora de moda.
Pilar pintada por Carlos Grael ( para quem gosta de pinturas entrem no site desse pintor, texturas e volumes impressionantes! http://www.carlesgraell.com/ )

Pérolas interessantíssimas:

- O solado vermelho tão conhecido de todos nós sapateiros, foi usado pelas prostitutas gregas. Como vestiam as mesmas roupas das mulheres "normais", para mostrar que eram moças da vida mostravam aos senhores a sola da sandália de dedo (existente na época e usadas por todas). Colocavam também tachinhas no solado para que fizesse barulho e chamasse atenção dos homens, assim eles as seguiam vendo os solados vermelhos e ouvindo o som dos sapatitos!

- Como bom símbolo de poder que a moda sempre foi, na Roma antiga, as sandálias de tiras amarradas na perna indicava o quão poderoso eram. Quanto mais larga as tiras e mais voltas davam nas pernas, mais dinheiro. E quanto mais trabalhosas eram as amarrações mais poderosos eram! Sandálias de tiras largas volteadas com nós chiquérrimos e até os joelhos! Muito chique! Haja dinheiro! Haja poder!

- O símbolo de poder dos homens são os relógios! Comecem a reparar nos pulsos dos homens!!! O que lhes parece?

- O primeiro salto foi inventado para matar! Os egípcios davam golpes com os pés e os saltos afiadíssimos matavam! Que mal eles! 4 mil anos atrás...

- As botas foram inventadas pelos mosqueteiros. Até os joelhos, largas nas pernas e muito adornadas, serviam de porta-espadas para eles. Como eram muito bons, essa bota era a forma de demonstrar o quão bons que eram, porque, como não era fácil tirar a espada das botas, mostravam que podiam deixá-las ali e que ainda assim ganhariam a batalha, mesmo que os adversários já estivessem horas com as espadas nas mãos tentando golpeá-los.

- E agora, o maior ódio de todos! Temos mais celulites que os homens porque desde antes de Cristo até 1906, as mulheres usaram corseletes para afinar a cintura! Isso atrapalhava  a circulação corporal gerando os incômodos buracos que hoje temos! Como nossa espécie é adaptável, nossa evolução foi ter celulites. Que ótimo! Adorei! Nem cinturas finérrimas, nem não celulites! Ficamos só com a consequência! Mas, nada passa... continuamos lindas...

Bem, espero que divirtam com as curiosidades!

Um comentário:

  1. Celulite é um mal histórico??? Sabia que não dependia só de mim... kkkk!

    ResponderExcluir